Livro do Semestre

O Último Segredo
A nova obra de José Rodrigues dos Santos, “O Último Segredo“, baseia-se nos segredos encobertos no Novo Testamento e nas directrizes da Religião Cristã.
Neste romance, que tem como protagonista o já conhecido professor Tomás Noronha, desenrola-se um caso policial com enigmas, que conforme vão sendo decifrados, vai sendo desmistificada a doutrina cristã, que se baseia num ser divino – Jesus – e que fica “provado” aqui que foi um homem de carne e osso e Judeu.
Envolto em erros de escrita, modificações, fraudes propositadas e não propositadas feitas nos documentos conhecidos que se basearam para construir a religião cristã e que deram origem á Biblia, o professor Tomás Noronha, prova que Jesus era um homem normal com o Dom da palavra que foi propositadamente descrito como Santo, o Filho de Deus Pai.
Na parte do romance policial, é abordado um tema muito actual. Através do tumulo de Jesus e sua familia já encontrados, uma Fundação com o objectivo de conseguir trazer a Paz de novo ao Mundo, tenta clonar o ADN de Jesus, educá-lo segundo o seu objectivo de conquistar a Paz entre o Mundo Islâmico e Cristão.
Apesar de já ter lido muitas obras sobre este tema, considero que esta está muito bem argumentada e com factos que nos fazem pensar.


O velho que lia romances de amor

O velho que lia romances de amor é um livro que conta a história António José Bolívar.
António José Bolívar Proaño vive em El Idilio, um lugar remoto na região amazónica dos índios shuar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis. Um certo dia resolve começar a ler, com paixão, os romances de amor que, duas vezes por ano, lhe leva o dentista Rubicundo Loachamín, para ocupar as solitárias noites equatoriais da sua velhice anunciada. Com eles, procura alhear-se da fanfarronice estúpida desses “gringos” e garimpeiros que julgam dominar a selva porque chegam armados até aos dentes, mas que não sabem enfrentar uma fera a quem mataram as crias.
Descrito numa linguagem cristalina e enxuta, as aventuras e emoções do velho Bolívar Proaño há muito conquistaram o coração de milhões de leitores em todo o mundo, transformando o romance de Luís Sepúlveda num “clássico” da literatura latino-americana.

Portugal a quente e frio
PORTUGAL A QUENTE E FRIO“As pessoas sabem que existe um problema, sabem que é grave, mas não sentem ainda que isso tem a ver com elas.” (Portugal a Quente e Frio; 2009:276). Este é o principal problema que temos de enfrentar. Pois se não aceitarmos que a aquecimento global nos afecta directamente, que é realmente um problema e nos irá afectar ainda mais no futuro, nunca nada mudará e esta crise ecológica vai tornara-se cada vez pior. Todos temos de nos consciencializar de que está na altura de não nos preocuparmos apenas “com o nosso umbigo” e de em conjunto lutarmos, para mais tarde, não sofrermos as consequências (que até hoje em dia já começamos a sofrer: as inúmeras mortes que se registaram em 2003, por causa da onda de calor que se fez sentir). Mas infelizmente por razões políticas e económicas, as pessoas esquecem-se dos problemas ecológicos. Isto até no passado acontecia, sabia-se que a produção energética agrava o aquecimento global, mas como havia necessidade de nos desenvolvermos na produção energética (o que é bom para a economia), a vida na terra passa para segundo planto. Sim porque quando o aquecimento global chegar ao pico de destruir a vida como a conhecemos no planeta terra, a produção energética e a economia vai salvar-nos.
Vivemos numa crise ecológica, mas também numa crise de valores. Numa crise de valores porquê? Porque se não vivêssemos numa crise de valores, não seria necessário (por exemplo) a publicação deste livro.
Este é um livro de Filomena Naves e Teresa Firmino, de 2009 que vale a pena ler.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: