A Biblioteca Municipal de Vila Real Dr. Júlio Teixeira em Vila Real viu o seu horário alargado a partir do dia 1 de outubro. Tal como aconteceu no ano de 2010, a Biblioteca mantém-se aberta ao público todas as noites, de segunda a sexta-feira, até às 23h00.
A Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, que integra a Rede Nacional de Bibliotecas de Leitura Pública, é já apontada como um caso de grande sucesso em Vila Real, sendo esta uma das razões para este alargamento de horário. “Antes de mais, está a ideia de serviço público, a ideia de fazer o mais possível, com os recursos disponíveis, para servir os cidadãos. Nos últimos anos, tínhamos percebido uma procura crescente pela Biblioteca Municipal de Vila Real, de maneira que decidimos abri-la ao público o mais possível, incluindo à noite. E conseguimos fazê-lo sem aumentar custos, para além dos custos de energia diretamente associados, que são consideráveis numa Biblioteca que está aberta 75 horas por semana”, referiu Vítor Nogueira, Diretor desta instituição.
Esta foi de facto uma boa aposta, a avaliar pelo número de utentes que utilizam a Biblioteca durante a noite. Este estabelecimento com mais de 170 anos, uma das mais antigas Bibliotecas públicas do País, recebe cerca de cem mil visitantes por ano. “Têm sido cinco anos de muito trabalho, mas também de muitos progressos, não só ao nível do número de visitantes, mas também a outros níveis, como o número de livros disponíveis (que duplicou desde 2006 – estamos com perto de 80 mil volumes disponíveis para consulta) ou o número de serviços disponíveis para o público”, disse Vítor Nogueira.
Apesar da crise, o diretor acredita que a Biblioteca pode e deverá continuar a crescer. Esta é uma instituição que chega a todos os públicos com diversas atividades ao longo de todo o ano. “No fundo, trata-se de continuar a estratégia que procura servir públicos diversos, desde as escolas da região (através do nosso Serviço Educativo) aos utentes de lares de terceira idade, aos reclusos do Estabelecimento Prisional de Vila Real, ou aos estudiosos diversos que procuram livros do nosso Fundo Antigo”, conta o administrador da Biblioteca Municipal de Vila Real.
Na prática, todos os interessados terão, ao seu dispor, mais 3 horas e meia, por dia, para utilizar e aceder à documentação e informação existente nesta instituição. Informação nos mais variados suportes, entre os quais a Internet.