A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebrou no passado dia 22 de março o seu 25º aniversário com uma sessão solene que contou com a participação de professores, funcionário e alunos desta instituição.
Para festejar o facto de Vila Real ter uma universidade desde 1986, cumpriu-se mais uma vez a tradição e muitos foram os professores que se vestiram a rigor. A sessão começou na Biblioteca Central, onde os docentes se trajaram com as suas togas desfilando até à Aula Magna.
A sessão solene contou ainda com a intervenção do Magnífico Reitor, Prof. Carlos Alberto Sequeira, que explicou quais os projetos futuros para esta universidade, não se esquecendo de referir que em breve serão atribuídos dois doutoramentos Honoris-Causa a Manuel de Oliveira e Francisco Olazabal, que muito têm feito para promover esta região.

Depois da intervenção do Presidente da Associação Académica, seguiu-se uma oração proferida pelo Prof. José Artur Martinho Simões, professor catedrático da Universidade de Lisboa intitulada de “A química que existe entre nós é só amor? Ou também ajuda a economia?”, que muitas gargalhadas suscitou entre os presentes.
Houve ainda tempo para a entrega das Cartas Doutorais de 2010 e a atribuição de medalhas para todos os funcionários que completavam 20 anos de serviço nesta instituição.
Após a entrega dos prémios escolares aos melhores alunos de cada Escola, todos os presentes tiveram direito a um pequeno lanche servido na Biblioteca de uma das mais jovens universidades do país.