“Barcelona, Março de 2010” é a mais recente exposição do ciclo cultural da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A exposição, que poderá ser vista por todos os alunos desta instituição até ao próximo dia 29 de março, resultou da ideia da antiga aluna de Ciência da Comunicação, Paula Cristina Teixeira, no âmbito da cadeira de Análise do Discurso e da Imagem.

Na unidade curricular da licenciatura em Ciências da Comunicação foi proposto, pela docente Olinda Santana, que todos os alunos organizassem uma exposição sobre pintura, fotografia ou outras artes que poderiam ser da sua autoria ou da autoria de outras pessoas.

Após várias ideias, a aluna Paula Teixeira resolveu fazer uma exposição sobre fotografia: “a razão do tema Barcelona deve-se, em primeiro lugar, ao facto de acompanhar o blogue de fotografia de Susana Rodrigues. E de todos os seus álbuns o que mais me saltou à vista foi o de Barcelona, pois está cheio de formas e cores vibrantes. E em segundo por ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, toda a gente tem uma paixão por Barcelona, nem que seja pelo já viu virtualmente”, referiu.

Esta exibição, que se encontra na galeria do ciclo cultural, exibe um conjunto de imagens que dão a conhecer a cidade de Barcelona aos olhos de Susana Rodrigues, uma fotógrafa amadora e licenciada em Ciências da Comunicação. A ex-aluna de Ciências da Comunicação, que fez recentemente um curso de Fotografia Digital no Instituo Nacional de Fotografia, no Porto, explica que “apenas tinha exposto fotografias no Instituto Português da Fotografia, no Porto, onde frequentei o Curso de Fotografia Digital até fevereiro de 2011 e atualmente encontro-me a frequentar o Workshop de Fotografia Publicitária e de Estúdio”.

Este projeto, acompanhado e aprovado pela docente e coordenadora do ciclo cultural, transformou-se assim em mais exposição fotográfica que tem como principal objetivo “divulgar o trabalho feito pela Susana Rodrigues e, quem sabe, alcançar novos horizontes”, contou Paula Teixeira.

O ciclo cultural da Universidade de Trás-os-Montes e Alto continua a dar cartas na organização de eventos e a divulgar o trabalho e o talento de muitos alunos.