O Dolce Vita Douro foi o palco escolhido pelos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde para mostrarem algumas das suas valências no passado dia 1 de março. A população, que participou com entusiasmo em todas as actividades, glorificou este tipo de exercícios.
Aproveitando o dia 1 de março, que é o dia da protecção civil, os soldados da paz numa parceria com o centro comercial de Vila Real desenvolveram uma serie de atividades para sensibilizar a população e mostrar o trabalho dos mesmos. O Segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, António Pinto, conta que “sendo hoje o dia nacional da proteção civil, achamos importante marcar este dia, uma vez que somos os principais agentes da proteção civil”.
Entre os workshops preparados, a população pôde assistir a ações de busca e salvamento, técnicas utilizadas em caso de incêndios urbanos, “o levantamento dos parâmetros vitais das pessoas, medição de tensão, entre outros”, disse o Comandante dos Bombeiros Voluntário da Cruz Verde, Miguel Fonseca. Estas atividades serviram para “mostrar algum equipamento com o qual trabalhamos. Sendo que as pessoas foram convidadas a experimentar alguns desses equipamentos, como os fatos de proteção individual”, acrescentou.
O grande objetivo é mostrar à população aquilo que esta corporação faz. Apesar da população saber que pode contar com os Bombeiros, é necessário relembrar “que estamos cá e mostrar a dimensão do trabalho que nós fazemos. Outro dos objetivos é demonstrar que investimos muito na formação e na nossa preparação. Sendo nós uma das instituições que emanam da própria sociedade, queremos mostrar que para nós é fundamental atingirmos um nível cada vez melhor. Assim, também estamos a sensibilizar a população que para continuarmos bem preparados precisamos da ajuda deles”.
Muitos foram os curiosos que não deixaram de assistir e participar em todas as atividades desenvolvidas. Tânia Cunha, umas das visitantes, louva este tipo de iniciativas e afirma que estas “são muito importantes, porque todos devemos ter noção do que fazer em situações de risco”.
No final do dia, todos se mostraram satisfeitos, por um lado o público que não deixou de elogiar o trabalho destes homens, por outro, os Bombeiros que viram o seu trabalho mais uma vez valorizado e prometeram, para breve, mais ações de sensibilização junto à população.