Hoje vou dar-vos a conhecer uma das melhores coisas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da própria cidade de Vila Real: a Rádio Universidade Marão.
Esta nasceu em 1985, por mão de um grupo de estudantes da UTAD- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Apesar de ter sido Paulo Cristina o impulsionador, muitos forma os alunos que partilhavam deste sonho. Para a concretização do mesmo, foi formada uma equipa que concorreu à Associação de Estudantes e que prometera a criação de uma rádio se ganhasse. E foi assim que nasceu a Rádio Universidade FM.
Actualmente a rádio tem conseguido, durante todas as suas emissões, conciliar os interesses da região com os da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo esta a principal detentora da Rádio Universidade Marão – Cooperativa de Radiodifusão, CRL. Por isso a colaboração da Universidade com esta rádio é uma constante.
Hoje em dia a rádio tem como director, Luís Mendonça, sendo composta por três jornalistas, dois locutores/animadores, que fazem programas e gravação de anúncios (foto da jornalista a fazer o programa no ar), e um técnico que acompanha mais a parte nocturna da rádio. Esta rádio é caracterizada como uma rádio de informação e entretenimento.
As instalações da Rádio Universidade Marão são constituídas por dois estúdios, uma sala de jornalistas, uma sala de produção, o gabinete de direcção e uma parte dedicada às máquinas da rádio.
No ano de 2000, esta rádio tornou-se na primeira rádio da região com emissão na Internet em www.universidade.fm. Mostrando assim que a nível tecnológico e da inovação não ficando atrás de nenhuma rádio considerada como nacional.