Hoje em dia a Internet é parte integrante na vida das pessoas e tornou-se indispensável no acesso à informação. Através deste meio podemos pesquisar sobre os mais variados temas, conversar com outras pessoas, jogar, entre outros.

Este avanço tecnológico trouxe muitas vantagens à vida das pessoas, bem como a certas profissões, por exemplo no jornalismo. A Internet tornou-se uma ferramenta de pesquisa fundamental para a elaboração de trabalhos jornalísticos. Hoje em dia é impensável não utilizar a Internet quando se quer elaborar uma boa notícia, reportagem, nem que seja apenas para tirar uma pequena dúvida ou completar a informação que já temos. Através da Internet pode considerar-se que o jornalismo evoluiu. E como? Com esta ferramenta de trabalho a rapidez na comunicação é muito maior, pode trazer mais informação e esta pode ser muito mais diversificada. Enquanto que num jornal impresso respondemos às tradicionais perguntas “quem?” “quando?” “o quê?” “onde?” “como?”, num jornal online respondemos a isto e muito mais. Por exemplo, no que respeita à pergunta “onde?”, para além de se dar essa informação, colocando nome do sítio, podemos ainda anexar um mapa através de hiperligações, para enriquecer a notícia e dar mais pormenor quanto ao local da nossa notícia.

O jornalismo deu um grande passo com o aparecimento da Internet, o que é verificável através das páginas online dos jornais. É impensável um jornal “viver” apenas com uma versão impressa, pois a versão online pode ser uma forma de publicidade para o próprio jornal e é nesta versão que se pode falar em informação “ao minuto”. Colocam-se assim à disposição do leitor, os acontecimentos mais recentes do mundo.

A questão que se coloca e que mais preocupa os jornalistas é se através da Internet vamos deixar de poder sentir nas mãos o papel de um jornal impresso, enquanto bebemos um café e saboreamos um pastel de nata. Na minha opinião: Não! Acho que o jornalismo online serve apenas para complementar a versão impressa, sendo uma boa forma de fornecer mais informação aos leitores. Enquanto que a versão impressa tem um espaço restrito para noticiar um acontecimento, a versão online não tem nem limite de espaço nem de tempo (como acontece nos jornais regionais).

Através da Internet podemos afirmar que estamos mais informados do que nunca, mas tal não quer dizer que estamos melhor informados.