Durante uma semana, os vila-realenses puderam avaliar os seus parâmetros de saúde no centro comercial Dolce Vita Douro. Esta é uma iniciativa a nível nacional que aproxima os estudantes de enfermagem do público em geral.

Decorreu, durante toda a semana de 23 a 27 de Novembro, a semana da saúde no centro comercial da cidade de Vila Real. Este projecto foi realizado no âmbito da semana da ciência e tecnologia da UTAD que a universidade promoveu. Trata-se de uma iniciativa que se tem realizado todos os anos, no mês de Novembro, um pouco por todo o país. A organizadora desta actividade, Cristina Antunes, afirma que esta é uma semana em que “as universidades se abrem ao público juvenil”.

Durante este período, os estudantes da Escola Superior de Enfermagem da UTAD puderam contactar com o público e, assim, praticar um pouco do que irão fazer no final da licenciatura. Estes aspirantes a enfermeiros avaliaram tensões arteriais, avaliaram o índice de glicemia e, ainda, mediaram e pesaram os interessados. Para além de tudo isto, estavam sempre disponíveis para esclarecer qualquer dúvida, nomeadamente sobre a gripe A.

Uma das alunas de enfermagem afirmou que esta semana é bastante importante, pois serve para “promover e prevenir a saúde das pessoas, promovendo hábitos de vida saudável”. A adesão tem sido mais que muita e apesar de esta iniciativa ser para todas a pessoas, a verdade é que estes estudantes examinaram sobretudo as pessoas mais jovens: “Temos tido um público mais jovem, principalmente os alunos da UTAD”, declarou a aluna de enfermagem Helena Pereira.

Esta é “uma iniciativa extremamente valida” tal como refere Ricardo Fonseca, um dos visitantes. Tendo acrescentado que “conto e espero que façam isto mais vezes”.

Todos os participantes puderam, assim, avaliar o seu estado de saúde, evitando assim as longas horas de espera dos hospitais, enquanto procuravam os primeiros presentes de Natal.