Decorre no Complexo pedagógico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro uma exposição documental e fotográfica, bem como conferências acerca dos vinte anos sobre a queda do muro de Berlim. Este evento vai realizar-se entre os dias 9 e 13 de Novembro. 

Comemoram-se, por todo o país, os vinte anos da queda do muro de Berlim e a UTAD não foi excepção: no âmbito da cadeira de Alemão e Cultura V, os alunos de Línguas e Relações Empresariais desenvolveram um projecto que envolve não só a exposição de fotografias sobre o muro de Berlim, mas também uma projecção “non-stop” de documentários sobre este assunto durante todo o dia 9 de Novembro.

Durante toda a semana, os alunos desta academia poderão ainda assistir a uma conferência, no dia 11 de Novembro, que terá como oradores o professor Mário Matos da Universidade do Minho, com o tema “A viagem e a ‘viragem’ na RDA” e a professora Teresa Pinheiro da Universidade Chemnitz – Alemanha que falará sobre “’Viragem’,’Queda do Muro’, ‘Revolução Pacífica’, ‘Reunificação’. Um país em busca de uma memória comum 20 anos após… o quê?”. Todos os interessados poderão ainda assistir à visualização de três filmes alemães no teatro de Vila Real: “Das Leben der Anderen” (As Vidas dos Outros); “Nikolaikirche” (A Igreja de S. Nicolau) e “Good bye Lenin” (Adeus Lenine).

Este evento é organizado pelos professores Marta Correia e Michael Laub, docentes de alemão nesta instituição. A professora responsável refere que, com a queda do muro de Berlim, a geografia política europeia e história mundial mudaram: “Celebra-se este semana, aquilo que são os vinte anos sobre a queda do muro de Berlim. O muro de Berlim caiu em 1989 e essa queda mudou radicalmente a geografia da Europa e do mundo, a geografia política e a mentalidade”. A docente afirma ainda que este projecto se desenvolveu devido ao interesse mostrado por parte dos alunos de Línguas e Relações Empresariais: “Os alunos de Línguas e Relações Empresariais, que estudam alemão, se mostraram interessados pelo tema e o doutor Laub e eu achamos interessante dedicar uma semana de actividades a este tema”.

Micael Teixeira, um aluno que participou na elaboração deste projecto, afirmou que o objectivo deste evento é dar a conhecer mais sobre a história dos vinte anos da queda do muro de Berlim:”Este projecto surgiu no âmbito da cadeira de Alemão e Cultura V e o objectivo é dar a conhecer os 20 anos da queda do muro de Berlim”.

Numa altura em que o mundo recorda esta história, a UTAD tenta mostrar o que realmente aconteceu, numa altura em que a maioria dos estudantes desta instituição pensava em tudo menos em prestar atenção ao fim da guerra fria.