Foi no passado dia 23 de Maio que alunos e staff do Wall Street Institute (WSI) de Vila Real tiveram a oportunidade de viver um dia diferente. Esta escola de inglês organizou uma actividade no Regimento de Infantaria Nº 13 (RI 13), tendo como objectivo proporcionar aos participantes um dia como “militSem títuloares”. Esta actividade é uma das muitas que mensalmente são organizadas pelo WSI.

Esta actividade, designada Operation Army III, teve início às 9 horas com a chegada dos participantes ao RI 13. Foi o 1º Sargento Nogueira que fez as honras da casa e apresentou um briefing com a informação do plano de actividades do dia que assim começava. Este “recrutas” começaram por aprender ordem unida, ou seja, alguns movimentos militares (“à vontade”, “firme” e “sentido”, por exemplo), o que despertou bastantes sorrisos entre os novos “soldados”. É de realçar o profissionalismo e o empenho com que o 1º Sargento Nogueira e a sua equipa receberam estes novos “camaradas”, mas a verdade é que todas as actividades foram encaradas com muita brincadeira e humor. Humor saía bastante caro a estes “recrutas”, pois a brincadeira pagava-se com flexões…

De seguida, uma das surpresas que o RI 13 preparou aos participantes consistiu numa pequena instrução sobre armas e a surpresa continuou quando foi dito que todos os elementos participantes poderiam experimentar a sensação de “dar um tiro” (é de destacar que não se tratavam de munições verdadeiras, mas sim de salva e, assim, inofensivas). Algo que agradou todos os participantes e que muitos quiserem repetir mais do que uma vez, mas sempre com muita segurança e cuidado e sob o olhar atento de toda a equipa militar.

De seguida e de novo uma surpresa, todos os participantes tiveram oportunidade de experimentar exercícios de natureza militar, nomeadamente escalada e slide. Uma actividade que nenhum dos participantes vai esquecer e que todos quiseram experimentar, mesmo os mais receosos. Enquanto uns se esforçavam por escalarem e outros experimentavam o prazer do slide, os restantes ainda tiveram oportunidade de conhecer as casernas dos militares. Uma visita guiada que todos tiveram para melhor entenderem a realidade militar.

Após um verdadeiro almoço militar, alunos e staff tiveram o prazer de conhecer o museu (onde puderam ver representações ilustrativas do Regimento ao longo de décadas de história, como por exemplo a maqueta da batalha de La Lys na 1ª Guerra Mundial), a biblioteca, as novas viaturas PANDUR II que o RI 13 recebeu (em que todos os participantes tiveram o prazer de se sentarem), bem como uma breve apresentação sobre as actividades desenvolvidas pelo Regimento.

Para finalizar, nada melhor do que uma esgotante instrução física ministrada pelo 1º Sargento Nogueira (militar extremamente profissional e que mais divertimento proporcionou a todos) com corrida, flexões, enrolamentos, entre outros, para que todos os participantes ficassem com uma ideia real sobre o que implica ser-se militar. Por fim, todos os participantes tiveram oportunidade de conhecer e experimentar a pista de obstáculos existentes no Regimento.

Um dia bastante diferente que agradou a miúdos e graúdos e que mostrou uma realidade ainda pouco conhecida para muitos. É ainda de louvar a maneira como todos os participantes foram acolhidos e tratados, o que demonstra como seriedade e brincadeira são a melhor arma para um dia cheio de diversão. Tal como afirma o lema do RI 13, nenhum dos participantes deu, apesar de todo o cansaço, “nem um passo pr’a retaguarda”.